Escola Especial

0
Comprometimento
0
Excelência
0
Profissionalismo
0
Dedicação

UEPA

Referência no ensino de crianças, jovens e adultos com deficiência.

Escola Especial

Nós oferecemos oportunidades de aprendizado e evolução.

O grande desafio da criança com deficiência não está no aprender, mas sim, em receber os estímulos adequados para permitir seu desenvolvimento e seu crescimento”.
A fase escolar é um período extremamente importante para a criança, e quando ela não é estimulada adequadamente ou está em grupo que não permite seu desenvolvimento, problemas comportamentais podem aparecer, culminando em choro, agressividade ou apatia.
Quando a criança é colocada em um ambiente escolar acolhedor e motivador, realmente preparado para recebê-la e entendê-la, o comportamento muda, ela se sente mais segura e começa a responder positivamente não somente na escola, mas também nas terapias e em casa.
Aqui na UEPA, a aula é interativa e envolve a atenção da criança o tempo todo, fazendo com que ela seja parte atuante da atividade e do aprendizado.
A criança aprende, participa, se envolve, se comunica e desenvolve suas habilidades! Melhora a interação social e a independência.
Trabalhamos com salas de até 7 alunos, organizadas de modo a respeitar as necessidades individuais e os interesses de cada criança.
Nosso projeto pedagógico é desenvolvido e adaptado as possibilidades de cada aluno.
Oferecemos também aulas de artes, educação física, informática e música.
Períodos: manhã, tarde e integral.

Planejamento escolar completo.

Estimulos para desenvolver os potenciais cognitivo, motor e social

Paralisia cerebral, microcefalia, síndrome de down, síndrome de angelman, dificuldades de aprendizagem, crianças, jovens e adultos com atraso motor e/ou cognitivo

A busca pela independência é um trabalho que deve ser iniciado na infância e é contínuo, com oportunidades reais de aprendizado, de desenvolvimento da linguagem e da comunicação.
Motor e cognitivo devem ser estimulados e andam juntos, e mesmo que a criança não ande sozinha, ela pode crescer, evoluir e desenvolver outras áreas também importantes para sua independência.
A busca por essa independência está em nossa essência, acreditando e estimulando o potencial de cada aluno da escola ou paciente da clínica.
Os grupos são pequenos para que possamos manter a atenção necessária a cada aluno e também trabalhar o grupo para que se sintam motivados e envolvidos!
A estrutura da UEPA é toda pensada e planejada para receber adequadamente nossos alunos no ambiente escolar.
O cuidado vai desde a estrutura com playground adaptado e espaços amplos para a passagem da cadeira de rodas, até o preparo e a experiência de professores e auxiliares.
Cada aluno é um universo, com horários para medicação, alimentação na consistência adequada, horário para usar órteses, parapodium, andadores, e etc, e a escola está preparada para pensar e executar de forma correta, assim como o conteúdo pedagógico e o acesso ao aprendizado, extraindo sempre o melhor de cada aluno.
Nossa proposta pedagógica visa estimular o aluno de forma global, entendendo suas necessidades individuais e levando em consideração sua atuação no grupo, permitindo que ele se desenvolva em um ambiente acolhedor, motivador e estimulante.
Quando pensamos em adaptação escolar, não é somente o conteúdo que deve estar adaptado às necessidades de cada criança, mas também o acesso aos recursos de comunicação e aprendizado.
As classes têm no máximo 7 alunos, e são divididas por faixa etária e conhecimento em comum, e o trabalho é planejado através de objetivos individuais dentro de um planejamento grupal.

Carnaval, Páscoa, Semana das Crianças e natal (para os alunos);

Dia das mães e dia dos pais (participação da mãe ou do pai respectivamente);

Festa Junina e Evento Cultural (eventos abertos ao público).

Assine nossa newsletter