Projeto Pequenos Cientistas

Nesse ano, o projeto “Pequenos Cientistas” tem o propósito de fazer com que os alunos levantem hipóteses e possíveis explicações para os fenômenos da natureza, desenvolvendo o espírito investigativo e ampliando os conhecimentos. Desse modo visa, portanto, estimular o início do pensamento científico, sem se preocupar com o certo e o errado.

Parte-se aqui do princípio de que os fenômenos naturais fazem parte do mundo de experiências das crianças e que elas têm, desde muito cedo, uma forte motivação intrínseca de entender seu mundo, de “pegá-lo” e de descobrir mais sobre fenômenos e relações na natureza. Tendo isso em vista, nesse período nossos alunos farão uma pesquisa acerca de alguns elementos da natureza (água, terra, ar e luz) por meio de experimentos científicos.

Para cada tema de pesquisa seguiremos um ciclo: fazer uma pergunta à natureza, juntas ideias e suposições, experimentar e realizar experiências, observar e descrever, documentar resultados e discutir os resultados.

A proposta aqui é a de levar em conta a curiosidade natural dos alunos e as experiências e conhecimentos prévios que possuem, para, então, procurar meios de investigar e chegar a conclusões. E nos “laboratórios” criados nas salas faremos uso de um fantoche que irá trazer perguntas de pesquisa e participar das discussões com as crianças.

Cada grupo deverá documentar os resultados dos experimentos por meio de desenhos, fotos, portfólios ou até mesmo pela construção de um diário de pesquisador. Esta será uma forma de repetir e refletir sobre as experiências realizadas por meio de conversas e discutir se a pergunta inicial foi esclarecida e quais suposições eram verdadeiras ou não.

Como produto final, os alunos produzirão um filme coletivo (vídeo informativo) documentando os experimentos realizados na escola (assim como questões levantadas e possíveis conclusões) para ser apresentado aos pais e amigos no evento cultural da escola no final do ano.

Para estimular as crianças ainda a pesquisarem juntas e também com seus pais em casa, introduziremos a “caixa do pesquisador”. Esta caixa será uma caixa de sapatos bem decorada que será levada por um grupo de alunos para casa com uma pergunta de pesquisa. O grupo de alunos deverá se reunir fora da escola para pensar em uma experiência relacionada a essa pergunta para assim resolvê-la! Depois deverá apresentar o resultado aos colegas e propor que também refaçam o experimento para observar os resultados.

Agende uma visita e conheça todas as possibilidades que podemos oferecer para seu filho!

UEPA – Clínica e Escolaㅤ
Rua Roque Petrella, 346 – Brooklin / SPㅤ
(11) 5041-9014ㅤ
www.uepa-sp.com.br

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *