Quem Somos

UEPA

Referência em estimulação pedagógica e terapêutica

Clínica e Escola Especializada

Estimulando os potenciais cognitivo, motor e social

Em 1991, a equipe composta pela Terapeuta Ocupacional, Lilian da Silva Santos, e a Fonoaudióloga, Rosana Giovannelli Carvalho, iniciou um trabalho alternativo como opção para crianças com diferentes patologias, que não estavam frequentando a escola devido à dificuldade em acompanhar a programação. Esse grupo inicial, denominado Grupo de Estimulação, realizava atividades motoras, sensoriais e cognitivas, visando melhorar aspectos como a comunicação, interação social e independência nas atividades do dia a dia. Com o crescimento do trabalho, criou-se em março de 1993 a UEPA – Unidade de Estimulação Pedagógica Alternativa.

Atualmente a UEPA é composta por uma Clínica Interdisciplinar com fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais e uma Escola Especializada para crianças, jovens e adultos com deficiência, que também oferece, além de escola própria, apoio à inclusão e contraturno escolar.

Projeto Pedagógico

Desenvolvido e adaptado às necessidades de cada aluno

Nossa proposta pedagógica visa estimular o aluno de forma global, entendendo suas necessidades individuais e levando em consideração sua atuação no grupo, permitindo que ele se desenvolva em um ambiente acolhedor, motivador e estimulante.

A busca pela independência é um trabalho que deve ser iniciado na infância e é contínuo, com oportunidades reais de aprendizado, de desenvolvimento da linguagem e da comunicação.

Nossa proposta educacional ultrapassa as fronteiras da escola, parte para os passeios, para as atividades extracurriculares e para a integração com a escola regular, sempre como continuidade de um trabalho previamente desenvolvido em terapia ou aula.

Os grupos são pequenos para que possamos oferecer a atenção necessária a cada aluno e também trabalhar o grupo para que se sintam motivados e envolvidos

A estrutura da UEPA é toda pensada e planejada para receber adequadamente nossos alunos no ambiente escolar. O cuidado vai desde a estrutura com playground adaptado e espaços amplos para a passagem da cadeira de rodas, até o preparo e a experiência de professores e auxiliares.

Trabalhamos aspectos motivacionais, propomos desafios individuais e em grupo, e estimulamos o cognitivo com uso de técnicas para atingir os objetivos do esporte.

Assine nossa newsletter