UEPA
Referência no ensino de crianças, jovens e adultos com deficiência.
Escola Especializada
Nós oferecemos oportunidades de aprendizado e evolução.
“O grande desafio da criança com deficiência não está no aprender, mas sim, em receber os estímulos adequados para permitir seu desenvolvimento e seu crescimento”.
A fase escolar é um período extremamente importante para a criança, e quando ela não é estimulada adequadamente ou está em grupo que não permite seu desenvolvimento, problemas comportamentais podem aparecer, culminando em choro, agressividade ou apatia.
Quando a criança é colocada em um ambiente escolar acolhedor e motivador, realmente preparado para recebê-la e entendê-la, o comportamento muda, ela se sente mais segura e começa a responder positivamente não somente na escola, mas também nas terapias e em casa.
Aqui na UEPA, a aula é interativa e envolve a atenção da criança o tempo todo, fazendo com que ela seja parte atuante da atividade e do aprendizado.
A criança aprende, participa, se envolve, se comunica e desenvolve suas habilidades! Melhora a interação social e a independência.
Trabalhamos com salas de até 7 alunos, organizadas de modo a respeitar as necessidades individuais e os interesses de cada criança.
Nosso projeto pedagógico é desenvolvido e adaptado às possibilidades de cada aluno.
Oferecemos também aulas de artes, educação física, informática e música.
Períodos: manhã, tarde e integral.
Planejamento escolar completo.
Estimulos para desenvolver os potenciais cognitivo, motor e social
Paralisia cerebral, microcefalia, síndrome de down, síndrome de angelman, dificuldades de aprendizagem, crianças, jovens e adultos com atraso motor e/ou cognitivo
A busca pela independência é um trabalho contínuo, que deve ser iniciado na infância e necessita de oportunidades reais de aprendizado, de desenvolvimento da linguagem e da comunicação.
Motor e cognitivo devem ser estimulados simultaneamente e, mesmo que a criança não ande sozinha, ela pode evoluir e desenvolver outros aspectos também importantes para sua independência.
Carnaval, Páscoa, Semana das Crianças e natal (para os alunos);
Dia da família (participação da família).
Festa Junina e Evento Cultural (eventos abertos ao público);