Quem Somos

0
Comprometimento
0
Excelência
0
Profissionalismo
0
Dedicação

UEPA

Referência em estimulação pedagógica e terapêutica

Clínica e Escola Especial

Estimulando os potenciais cognitivo, motor e social

Em 1991, a equipe composta pela Terapeuta Ocupacional, Lilian da Silva Santos, e a Fonoaudióloga, Rosana Giovannelli Carvalho, iniciou um trabalho alternativo como opção para crianças com diferentes patologias, que não estavam frequentando a escola (regulares ou especiais) devido à dificuldade em acompanhar a programação. Esse grupo inicial, denominado Grupo de Estimulação, realizava atividades motoras sensoriais e cognitivas, visando melhorar aspectos como a comunicação, interação social e independência nas atividades do dia a dia. Com o crescimento do trabalho, criou-se em março de 1993 a U.E.P.A. – Unidade de Estimulação Pedagógica Alternativa – que oferece atendimento a pessoas com deficiência motora associada ou não a outros distúrbios (intelectuais, auditivos, visuais) e/ou pacientes com dificuldades de aprendizado. A UEPA é um espaço alternativo onde as crianças, jovens e adultos são estimulados diariamente em grupos de, no máximo 07 componentes, com uma profissional responsável (psicóloga, fonoaudióloga ou pedagoga) e uma auxiliar.

A U.E.P.A. oferece um projeto educativo para crianças, jovens e adultos com deficiência e uma clínica de atuação interdisciplinar com fisioterapeutas, fonoaudiólogas e terapeutas ocupacionais.

  • Salas com até 7 alunos
  • Equipe treinada e experiente
  • Estrutura toda adaptada
O projeto educativo da escola visa o ensino, a aprendizagem e a formação ética dos alunos; e engloba as diferentes áreas de conhecimento: Matemática, Práticas de Linguagem, Centro de Interesse – Ciências e Estudos Sociais –, Artes e Educação Física.
Atualmente a U.E.P.A. possui três salas de aula por período (matutino e vespertino, cada qual com duração de quatro horas e trinta minutos), com no máximo sete alunos em cada; cada grupo possui uma educadora (pedagoga, fonoaudióloga ou psicóloga) e duas auxiliares (uma de sala e uma extraclasse).  Os grupos da escola são organizados levando em conta não apenas a faixa etária dos alunos, mas também as possibilidades, os interesses e as demandas de cada um deles; o propósito é garantir que todos se beneficiem da proposta pedagógica e avancem.
Conta também com um grupo de práticas inclusivas, que visa garantir o sucesso da escolaridade de crianças e adolescentes, na escola regular, com dificuldades de aprendizagem por meio de apoio às escolas, às famílias e aos próprios alunos. Este é um grupo interdisciplinar, que abrange as áreas de Fonoaudiologia, Psicologia, Pedagogia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Psicomotricidade, que atua em conjunto para avaliar e propor um trabalho às crianças e adolescentes visando seu desenvolvimento. Cabe ressaltar que não se trata de um trabalho clínico-terapêutico, mas sim uma proposta integrada que tem como foco principal o avanço na linguagem oral e escrita por meio de propostas coletivas e integradas (família-escola-grupo de apoio).

Projeto Pedagógico

Desenvolvido e adaptado às necessidades de cada aluno

Nossa proposta pedagógica visa estimular o aluno de forma global, entendendo suas necessidades individuais e levando em consideração sua atuação no grupo, permitindo que ele se desenvolva em um ambiente acolhedor, motivador e estimulante.

A busca pela independência é um trabalho que deve ser iniciado na infância e é contínuo, com oportunidades reais de aprendizado, de desenvolvimento da linguagem e da comunicação.

Nossa proposta educacional ultrapassa as fronteiras da escola, parte para os passeios, para as atividades extracurriculares e para a integração com a escola regular, sempre como continuidade de um trabalho previamente desenvolvido em terapia ou aula.

Os grupos são pequenos para que possamos oferecer a atenção necessária a cada aluno e também trabalhar o grupo para que se sintam motivados e envolvidos

A estrutura da UEPA é toda pensada e planejada para receber adequadamente nossos alunos no ambiente escolar. O cuidado vai desde a estrutura com playground adaptado e espaços amplos para a passagem da cadeira de rodas, até o preparo e a experiência de professores e auxiliares.

Trabalhamos aspectos motivacionais, propomos desafios individuais e em grupo, e estimulamos o cognitivo com uso de técnicas para atingir os objetivos do esporte.

Assine nossa newsletter